Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Once Upon a Time 2x05: The Doctor


“No, not magic. It’s science!”

E chega ao fim um dos maiores mistérios de Once Upon a Time, “Quem é Dr. Whale?”. O personagem está presente desde os primeiros episódios da série e é o único que, até agora não tinha tido sua identidade revelada. Poucas ou quase nenhuma foram as dicas sobre o personagem até esse episódio. Sabíamos que ele era médico e que era mulherengo, característica, aliás, que só serviu para nos (me) enganar. 

Neste episódio, antes de nos entregar sua real identidade eles jogaram em cima da gente todas as pistas que eles seguraram e ainda tentaram nos confundir com pistas falsas, como, por exemplo, chamá-lo de Wizard. Porém, esta tentativa não funcionou comigo não. Já tem um tempo que as pessoas comentam que Dr. Whale era Frankenstein, mas sempre desconsiderei essa hipótese por associar Frankenstein ao monstro e não ao cientista. Porém, antes deste episódio, eu fui atrás da história, que, confesso, sei muito pouco, então foi só Whale aparecer nos Flashbacks que eu já sabia que se tratava de Victor Frankenstein.

Gostei muito do episódio e de como ele foi trabalhado. Além de tentarem manter a identidade de Whale até os últimos minutos, eles envolveram bem o personagem na trama tanto no passado quanto no presente. Sendo ele, um dos responsáveis pela ascensão de Regina como Evil Queen e pelo o que acredito ser, o início de sua redenção. 

Toda a questão de seguir em frente foi sempre um grande problema para Regina. A Rainha nunca deixou o passado morrer (sem trocadilho). Tudo o que fez foi em nome de Daniel e por Daniel, para vingar sua morte. Regina guardou e remoeu seus sentimentos durante toda sua vida, nunca se permitindo seguir em frente. Tanto que quando Rumple e Archie tocam no assunto, ela simplesmente se nega e foge. 

Trazer Daniel de volta para série foi necessário para a evolução da personagem. Todos os sentimentos, por anos, contidos vieram à tona. Isso fica evidente na cena em que ela implora para David não machucá-lo e depois quando ela tem que deixá-lo ir. Achei toda essa sequência muito bonita e triste. Queria poder ver mais de Daniel na série, gosto muito do ator e do personagem, apesar de ter aparecido pouco.

Em FTL, Cora e Hook começam a botar em prática seu plano, porém não contavam com a capacidade, sempre mencionada, mas, para mim, não muito confiável, de Emma perceber quando mentem para ela. Sendo assim, a aliança entre os dois potenciais vilãos da temporada já está desfeita e Hook já tenta se aliar a Emma e Snow para garantir sua passagem para Storybrooke. Apesar das duas terem, aparentemente, concordado com a “aliança” para encontrar a tal bússola necessária para voltarem, acho que na hora da viagem o Capitão vai ficar para trás.



Ps.: Fiquei surpresa ao ver que toda a idéia, de Jefferson chamar o Doctor para ressuscitar Daniel, era um plano de Rumple para transformar Regina na Evil Queen, e ela caiu feito um patinho.

Ps.: Quando o Dr. Whale apareceu sem braço, eu só lembrava dele perdendo os dedos em TVD na inesquecível cena da finale da 1ª temporada, "Hello John, goodbye John.". Já tinha até derivado o velho apelido João sem dedo para João sem braço. Pena que não vou poder usar.

Ps.: Apesar de Regina ter dito que trouxe quem ela queria para Storybrooke, não acho que isso seja totalmente verdade. No caso de Cora, eu até acredito, mas não acho que foi por isso que os outros ficaram para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário